Service Pack no AlwaysOn

Muitos DBA tem duvidas sobre a melhor forma de atualizar o banco de dados com os Service Pack e Hotfix, quando se trata de um ambiente com AlwaysOn a dúvida aumenta mais ainda.

Segue abaixo o check-list que utilizei para atualizar um AlwaysOn com quadro servidores que estavam com o MS SQL Server 2012 Ent. Foi aplicado o Service Pack 2 e o Cumulative Update Package 3 em 29/12/2014.

Observação: Essa atualização foi executada sem retirar os sistemas do “ar” em horário comercial, como foi atualizado um “nó” por vez foi possível manter os sistemas funcionando com os demais servidores.

Check list

1. Configure para que o backup seja feito utilizando o servidor “primário”.

Update1

2. Altere o failover  para manual, para evitar que ocorra uma inversão de servidores durante a atualização.

Update3

3. Certifique que pelo menos um dos seus nós estão com sincronização síncrona, para evitar perda de dados no momento de atualizar o servidor primário. Uma boa pratica é executar o failover entre os servidores síncronos para verificar se o AlwaysOn esta funcionando corretamente, antes de iniciar a atualização.

Update2

4. Inicie a instalação do service pack pelos servidores secundários, durante a instalação do service pack o servidor que esta sendo atualizado não ficará acessível, se suas aplicações fazem referências diretas ao servidor secundário que esta sendo atualizado, você precisa direciona-las para outro servidor durante esse processo.

5. Após a instalação do service pack reinicie o servidor e faça a instalação do Cumulative Update Package, reinicie novamente o servidor no final da instalação.

6. Repita os passos 4 e 5 para todos os servidores secundários.

7. Após a atualização de todos os servidores secundário, atualize o servidor primário da seguinte forma, primeiro execute o failover para o servidor secundário síncrono.

Update4

8. Após o servidor primário passar a ser o secundário, execute os passos 4 e 5 no servidor.

9. Após a conclusão da atualização promova esse servidor para primário se for o caso.

10. Volte as configurações iniciais, fazer backup preferencialmente utilizando o servidores secundários e failover automático.

Publicado em Alta Disponibilidade, Configuração, Virtual PASS BR and tagged , , , . Bookmark permalink.

Escreva um comentário...

*